Oficinas
Oficinas
Sexo e Morte: Entre Exercícios Libidinais e Liminares
A oficina consiste na celebração da vida e da morte através da leitura de excertos, de exercícios de escrita e da transposição de texto para movimento - do corpo, da voz ou objetos - no espaço-tempo.
Propõe-se o levantamento de questões e reflexões sobre a sexualidade e a morte, nomeadamente como é que percebemos o nosso sexo, género, orientação sexual e expressão de género; como nos relacionamos afetuosa ou sexualmente com outras pessoas; como lidamos com a puberdade, segundas puberdades ou menopausa; como é que olhamos para o pós-vida; que legado queremos deixar ou não; como escrever a nossa auto-biografia.
Trans*Performatividade: Uma Anatomia da Identidade
O workshop é dirigido à comunidade LGBTQIA+ e escolar com interesse em explorar noções de identidade através da arte.
Como historiar e transpor a nossa experiência? Numa primeira fase recorreremos a processos de internalização e autodescoberta. Seguida pela transposição da nossa memória em movimento – do corpo, das palavras, dos objetos.
Transpografia: Cartografar o Corpo Identitário
A oficina consiste na arte e técnica de representar graficamente uma ou várias extensões (trans) corporais. Na era antropocêntrica, substituem-se os mapas topográficos pelos transpográficos, já não interessa compreendermos o território, senão as corpas dissidentes que o reivindicam.
Nesta oficina são realizados vários casos de estudo com recurso ao desenho, à pintura, escrita e ações performativas de modo a realizar uma série de obras visuais em torno do mapeamento.
Créditos
Espaços
Festival de Poesia de Lisboa, Masmorra, Rua das Gaivotas 6, Nottingham Contemporary, Sismógrafo, schuur x Queer Haarlem, Yorkshire Dance, Biblioteca Municipal de Vila Verde, Escolas de Velas, Miranda do Douro e Armamar, Cultura em Expansão